O que faz o designer de produção?

 In Cinema

A construção de um filme é dividida em três partes: pré-produção, produção e pós- produção. Cada uma delas é responsável por fatores de importância no projeto. Na produção nós temos uma figura de grande valor: o designer de produção. É sobre ele que vamos falar hoje, o que ele faz e por que ele é tão importante para o conjunto do filme? Vamos descobrir.

O designer de produção é responsável por todo o visual do filme. É ele quem irá escolher a locação, os detalhes do cenário, efeitos, iluminação, combinação de cores… Enfim, tudo aquilo que constrói o visual do filme, a atmosfera que a narração será envolvida. Por isso, ele é praticamente o braço direito do diretor, eles precisam estar em sincronia. O designer de produção precisa ler o roteiro com o diretor, saber como ele está vendo a cena, como ele imaginou a narrativa. A partir daí ele começa a fazer acontecer.

A profissão, que até 2012, era conhecida como Direção de Arte, é responsável pela construção artística e visual do cenário. Isso envolve a construção de sets, escolha da locação – em filmagens feitas fora do estúdio -, nos objetos que serão usados e na composição das cores. O cenário é a primeira amostra da história, é o primeiro contato que o telespectador terá com o que será contato pela narrativa. Nesse cenário estão os detalhes da história; é também o designer de produção que escolhe os objetos que farão parte dessa composição, cada escolha pode contar uma parte importante da história.

Veja os primeiros segundos do trailer de Janela Indiscreta de 1954

Nesses primeiros 50 segundos é possível entender um pouco da história só pelo que é composto o cenário; na casa do protagonista tem uma câmera e fotos, com essas informações podemos deduzir que ele é um fotógrafo, e que gosta de fotografar um determinado estilo.

Como sabemos, a atmosfera do filme não pode ser criada sem uma combinação de cores, elas também querem contar uma história, dizer algo sobre a cena ou sobre um personagem. Como exemplo, assista esse pequeno vídeo do personagem de Leonardo DiCaprio no filme Django Livre de 2012.

O designer de produção, J. Michael Riva, disse que enxergava o personagem de Leo com o próprio diabo, por isso tentou envolver nas cenas cores sempre intensas e profundas, como vermelho, por exemplo.

Como já foi dito, o designer de produção é quem cria um mundo para o filme, é ele o responsável por aquilo que nos envolve. Para terminar, vamos deixar mais um pequeno vídeo aqui.

O que vocês acharam? Deixe seu comentário. Até o próximo post!

Recent Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt