Fincar – Festival Internacional de Cinema de Realizadoras

 In Cinema

Começa hoje, 14 de Agosto, a segunda edição do Fincar – Festival Internacional de Cinema de Realizadoras. Esse festival traz a proposta de vincular em 3 grandes cinemas de rua; 2 em Recife: Cinema São Luís e o Cinema da Fundação Joaquim Nabuco; e 1 em Camaragibe: Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro.  São mais de 70 filmes, entre longas, médias e curtas metragens, vindos de todos os lugares do mundo e, o diferencial desse evento, esses filmes foram produzidos exclusivamente por mulheres.

O evento irá acontecer até o dia 19 de Agosto, domingo. Além das apresentações voltadas para o grande público, também serão apresentadas sessões para espectadores infantis. Um dos grandes diferenciais do festival são os debates feitos após as sessões a partir dos filmes, procurando incentivar a formação e pensamento crítico no público. A novidade desta edição é a oficina Mulheres no Cinema Latino-Americano, abordando os trabalhos de Sara Gomez e Paz Encina.

Durante o processo de seleção para as curadorias, foram cerca de 1168 filmes inscritos por realizadoras. O Brasil foi o país com mais inscritos este ano, com 320 filmes. Já na primeira edição do Fincar, em 2016, o país com mais inscritos foi os Estados Unidos.

Apoios


O Fincar é uma produção da Orquestra Cinema Estúdios e Vilarejo Filmes, viabilizado pelo pela Funcultura/ Fundarpe da Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco. Nessa segunda edição a Fincar conta com o apoio com a Fundação de Cultura de Camaragibe, Paço do Frevo, Pajeú Filmes, Portomídia e Porto Digital

Foi inaugurado, também nesta edição do festival, a campanha Sócias FINCAR. Onde 150 mulheres moradoras de subúrbios e periferias, através de credenciamento, teriam passe livre em toda a programação. Outra novidade é um catálogo, no qual constarão textos escritos por algumas das curadoras com partes de seus pensamentos e estudos sobre o processo curatorial e as sessões desenhadas.

Os ingressos


É garantida a meia entrada para todos. No Cinema São Luiz no valor de R$ 3; no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Derby), R$ 2. E no Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro (Camaragibe) a entrada é gratuita.

Para acompanhar a programação é só acessar o site oficial do festival bem aqui.

Já conhecia o Fincar? Já vai hoje mesmo acompanhar esse evento que vai ser incrível? Nos conte o que achou das apresentações. Deixe seu comentário. Até o próximo post!

Recent Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt