Curtas pelo mundo: Le Voyage dans la Lune

 In Curtas pelo mundo

Sonhos, sejam eles o de viajar para lua ou fazer seu primeiro filme, sempre merecem ser registrados. Em um dos clássicos mais admirados, respeitados e conhecidos da história do cinema mundial, hoje vamos falar sobre o curta “La Voyage dans la Lune”; escrito e dirigido pelo francês Géorgès Mélies, produzido em 1902 e considerado um dos filmes mais importantes do cinema.

 

Le Voyage dans la Lune


O filme foi inspirado em duas obras literárias, “Da terra à Lua” escrito por Júlio Verne e “Os primeiros homens na lua” escrito por H.G. Wells. O curta metragem é considerado o primeiro filme de ficção científica da história. De forma simples e de fácil compreensão, o filme de 12 minutos em preto e branco e sem som (a versão original); conta a história de um grupo de astrônomos liderados pelo professor Barbenfouillis, reunidos no Clube de Astronomia em Paris, que desejam fazer uma viagem até a lua.

Após um grande debate entre os mesmos, cinco desses astrônomos (Nostradamus, Alcofrisbas, Omega, Micromegas e Parafaragaramus)  decidem seguir o professor e fazer a viagem. Após inspecionar as obras da cápsula que os levaria a lua (cápsula essa muito semelhante a uma bala de revólver); o grupo embarca nessa aventura com muitas expectativas. Ao acertar o olho da lua, literalmente, os visitantes entram em uma série de percalços que deixam a viagem cada vez mais divertida.

De forma simples e direta, Mélies transmite a mensagem que deseja; usando muitos efeitos especiais (avançados, se considerarmos que o ano era 1902) e muita velocidade nas ações. O filme é bem divertido de ser assistido e rende algumas gargalhadas. Além disso, o desenrolar do roteiro no filme é de fácil compreensão. Apesar de sua simplicidade, como dissemos anteriormente, a produção é muito importante para a história do cinema. Com as licenças poéticas que o curta pede e a falta de muitos recursos que a produção tinha, podemos dizer que Mélies conseguiu utilizar técnicas que; com o advento da tecnologia e de seu avanço, são usadas até hoje. Tudo isso, sendo gerado e criado por uma cabeça a frente de seu tempo.

 

Ficha Técnica

Viagem à Lua — França, 1902

Direção: Georges Méliès

Roteiro: Georges Méliès

Elenco: François Lallement, Jules-Eugène Legris, Victor André, Bleuette Bernon, Brunnet, Jeanne d’Alcy, Henri Delannoy, Georges Méliès

Duração: 14 min.

Recent Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt