4 diretores de fotografia e seus estilos singulares

 In Uncategorized

Quando assistimos a um filme existem vários fatores que podem chamar a nossa atenção. São coisas que podemos avaliar ali mesmo enquanto assistimos ou que só percebemos depois, vendo pela segunda vez. A fotografia é um desses fatores.  Algumas pessoas demoram um pouco para perceber, já outras são atraídas exclusivamente por elas. Tanto que essas pessoas podem ficar presas no filme apenas pela estética que ele carrega, pelas cores, ângulos e sentimentos que uma fotografia pode passar. Esse é o trabalho dos diretores de fotografia.

Os filmes não são compostos por fotografias iguais, mas existem algumas semelhanças que o diretor fotográfico faz questão de deixar como uma marca registrada, que podem ser identificadas nos filmes em que ele faz parte. Com isso você pode reconhecer o profissional através do estilo que a fotografia do filme se baseia. Aliás, isso pode influenciar bastante a escolha do diretor fotográfico na hora de fazer o filme, o diretor irá chamar aquela pessoa com aquele estilo específico.

Pensando nos vários estilos e diretores fotográficos existentes no mundo do cinema, nós selecionamos 4 profissionais dessa área que tem uma marca visual particular, além de serem grandes nomes do mundo cinematográfico.

1 – Roger Deakins


Provavelmente você já ouviu falar nesse nome, Deakins é um dos mais conhecidos fotógrafos das telinhas atuais. Ele participou de filmes como Blade Runner 2049, Onde os Fracos Não Têm Vez, 007: Operação Skyfall e Sicario: Terra de Ninguém. Nessas obras é possível notar uma característica muito marcante de Deakins Segundo ele, a luz não serve apenas para enxergarmos os personagens, mas sim criar um ambiente que os envolverá e contará sua história. Por isso uma das marcas visuais do Roger Deakins são os contrastes, o plano de contraluz pesado que boa parte dos seus filmes carregam.

Blade Runner 2049

007 – Operação Skyfall

Sicario: Terra de Ninguém

 

2 – Conrad Hall


Conrad Hall foi considerado em 2013 um dos mais influentes diretores de fotografia da história. Aliás, ele é um dos poucos que tem uma estrela na Calçada da Fama. Hall costuma manter um trabalho simples, mais focado na história e no personagem. Conhecido por filmes como Butch Cassidy, Rebeldia Indomável e Beleza Americana, ele ganhou 3 vezes o Oscar como Melhor Fotografia por Beleza Americana, Butch Cassidy e Estrada Para Perdição, sendo o último pouco depois da sua morte.

Beleza Americana

(com certeza você já viu essa cena em algum lugar)

Butch Cassidy

 

3 – Vittorio Storaro


Conhecido como “mago da luz”, Storaro é um diretor de fotografia italiano, vencedor de 3 Oscars por Apocalypse Now, Reds e O Último Imperador. Considerado um dos mais respeitados diretores de fotografia do mundo, segundo ele, suas principais inspirações são pinturas de Leonardo da Vinci, Michelangelo e Caravaggio. Aliás, ficou conhecido na faculdade por usar as técnicas de luz do quadro de Caravaggio; para Vittorio, o cinema é uma arte escrita pelas luzes.

Apocalypse Now

O Conformista

O Último Imperador

 

4 – Robert Richardson


Sabemos que o diretor de fotografia precisa estar sempre em acordo com o diretor geral. Richardson leva isso muito a sério, para ele nada é mais importante do que a satisfação do diretor com o que ele está construindo. É por isso que procura ser o mais fiel possível a história. Então ele sempre procura adequar suas técnicas de acordo com o que o filme irá contar. Porém, como todo diretor de fotografia, Richardson costuma ter sua assinatura uma fonte de luz muito quente ou forte de cima, um pouco atrás do objeto principal.

A invenção de Hugo Cabret

Kill Bill

Bastardos Inglórios

Recent Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt